A Igreja Católica , chamada também de Igreja Católica Romana e Igreja Católica Apostólica Romana, é uma Igreja cristã com aproximadamente dois mil anos, colocada sob a autoridade suprema do Papa, Bispo de Roma e sucessor do apóstolo Pedro. Seu objetivo nada mais é que a a conversão ao ensinamento e à pessoa de Jesus Cristo em vista do Reino de Deus. Para este fim, a Igreja Católica administra os sacramentos e prega o Evangelho de Jesus Cristo. Atua em programas sociais e instituições em todo o mundo, incluindo escolas, universidades, hospitais e abrigos, bem como administra outras instituições de caridade, que ajudam famílias, pobres, idosos e doentes. A Igreja Católica é evangélica e crente no Senhor, mas não faz parte das denominações protestantes.
Toda a sua doutrina, bases e dogmas provém de uma construção histórica, presente em seu Catecismo. Muitos não gostam da Igreja Católica por causa de algumas de suas doutrinas, porém as pessoas devem dar a 'chance da Igreja', e ler em seu Catecismo. A Igreja é a chamada 'Mãe', ela odeia a divisão, e defende a união das Igrejas.
O que o Catolicismo prega?
A Igreja Católica, como dito anteriormente, tem toda a sua doutrina formulado no Catecismo da Igreja Católica; para a Igreja formular uma doutrina ela precisa ter três bases: Bíblia Sagrada, Tradição Apostólica (guardada nos registros dos 'pais da Igreja') e Magistério. Contudo, ela possui verdades indiscutíveis, chamados dogmas, também baseado nas três bases. Uma pequena versão do Catecismo, é o Credo Apostólico, passado através da Tradição oral dos apóstolos. Ele diz:
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida." João 6:53-55
Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos." Efésios 4:5-6
Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." Mateus 16:18-19
Contudo, a Igreja define à Maria, um amor materno, com base nas Palavras da cruz: "Eis tua Mãe"(João 19,26-27). Devemos honrar pai e mãe (Ex 20,12) e a veneração significa isto, 'honrar'. Assim como devemos honrar todos os nossos irmãos, os santos que estão nos Céus. Mas não adorá-los e tê-los como deuses.
Os Católicos adoram as imagens?
Não! A idolatria é altamente repreendida pelo Catecismo da Igreja Católica em seus itens 2112 e 2113. Porém muitos católicos confundem os termos. A Igreja Católica distingue dois tipos de imagens. Um é diabólico: o ídolo; uma imagem ou representação de deuses; altamente proibido em Êxodo 20,5 e Salmo 115; outra é um instrumento litúrgico: o Ícone.
Pra que os ícones?
Bem, São Gregório Magno já dizia tudo, sobre os ícones:
"O que para os leitores a escrita é, para os olhos dos não-instruídos, o é a imagem, pois até os ignorantes vêem nela o que devem imitar, lendo nela inclusive os que não sabem ler" (Ep 11,13).
Portanto, a Imagem é só para isto: ela é utilizada como objeto de catequese, como 'A Bíblia dos que não sabem ler', não é adorada nem tida como deusa na Igreja Católica.
A Bíblia mostra vários casos de imagens boas: Êxodo 25,18-22;Êxodo 37,7-9;Números 21,4-9; 1 Reis 6,23-35; 1 Reis 7,29; 1 Reis 7,36; 1 Reis 10,18-20; 1 Reis 7,23-26;1 Reis 7,31; 2 Crônicas 3,7; 2 Crônicas 3,10-13; 2 Crônicas 4,2-4; Ezequiel 41,17-20...
A heresia que quebrava as imagens no passado, foi o iconoclastismo. Uma obra de um pai da Igreja boa de se ler, é a obra de São João Damasceno em defesa das imagens.
A Igreja Católica é a Instituição que mais caridade fez e faz no mundo
Muitas pessoas não sabem que a Igreja Católica é a Instituição que mais caridade fez e faz no mundo. Se a Igreja Católica saísse da África 60% das escolas e hospitais seriam fechados? Quando a epidemia de AIDS estourou nos EUA e as autoridades não sabiam o que fazer eles chamaram as freiras da Igreja para cuidar dos doentes porque ninguém mais queria fazê-lo.
No Brasil, até 1950, quando não existia nenhuma política de saúde pública eram as casas de caridade da Igreja que cuidavam das pessoas que não tinham condições de pagar um hospital?
A Igreja Católica mantém na Ásia: 1.076 hospitais; 3.400 dispensários; 330 leprosários; 1.685 asilos; 3.900 orfanatos; 2.960 jardins de infância. Na África: 964 hospitais; 5.000 dispensários; 260 leprosários; 650 asilos; 800 orfanatos; 2.000 jardins de infância. Na América: 1.900 hospitais; 5.400 dispensários; 50 leprosários; 3.700 asilos; 2.500 orfanatos; 4.200 jardins de infância. Na Oceania: 170 hospitais; 180 dispensários; 1 leprosário; 360 asilos;60 orfanatos; 90 jardins de infância. Na Europa: 1.230 hospitais; 2.450 dispensários; 4 Leprosários; 7.970 asilos;2.370 jardins de infância.
Será que existe qualquer empresa ou instituição que faz pelo menos isso?
Agora, “por que a Igreja não vende tudo o que tem pra ajudar essas pessoas necessitadas?” O Tratado de Latrão (1929), que o Vaticano assinou com a Itália impede a Igreja de vender o que está no Vaticano. O tal “trono de ouro” do papa, não é de ouro, é bronze dourado em madeira, Gian Lorenzo Bernini, o maior escultor do século XVII e também um extraordinário arquiteto, em 1657 começou o Trono de São Pedro, ou Cathedra Petri, uma cobertura em bronze dourado do trono em madeira do papa, que foi terminada em 1666. Mas vamos pensar que a Igreja deva vender tudo, se for assim, talvez todos os museus de mundo também devam vender as suas artes pra ajudar no combate da miséria, talvez todos os países devam dar as suas riquezas, talvez todas as pessoas devam dar o que tem, talvez você deva dar o seu computador que esta usando agora para ajudar na luta contra a miséria.
Link sobre o ”Trono de ouro” : http://www.arqnet.pt/portal/biografias/bernini.html
Link sobre o ”Trono de ouro” : http://www.arqnet.pt/portal/biografias/bernini.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário