sábado, 13 de dezembro de 2014

O que é a Igreja Católica?

Igreja Católica , chamada também de Igreja Católica Romana e Igreja Católica Apostólica Romana, é uma Igreja cristã com aproximadamente dois mil anos, colocada sob a autoridade suprema do PapaBispo de Roma e sucessor do apóstolo PedroSeu objetivo nada mais é que a a conversão ao ensinamento e à pessoa de Jesus Cristo em vista do Reino de Deus. Para este fim, a Igreja Católica administra os sacramentos e prega o Evangelho de Jesus Cristo. Atua em programas sociais e instituições em todo o mundo, incluindo escolasuniversidadeshospitais e abrigos, bem como administra outras instituições de caridade, que ajudam famíliaspobresidosos e doentes. A Igreja Católica é evangélica e crente no Senhor, mas não faz parte das denominações protestantes.

Toda a sua doutrina, bases e dogmas provém de uma construção histórica, presente em seu Catecismo. Muitos não gostam da Igreja Católica por causa de algumas de suas doutrinas, porém as pessoas devem dar a 'chance da Igreja', e ler em seu Catecismo. A Igreja é a chamada 'Mãe', ela odeia a divisão, e defende a união das Igrejas.


O que o Catolicismo prega?

A Igreja Católica, como dito anteriormente, tem toda a sua doutrina formulado no Catecismo da Igreja Católica; para a Igreja formular uma doutrina ela precisa ter três bases: Bíblia Sagrada, Tradição Apostólica (guardada nos registros dos 'pais da Igreja') e Magistério. Contudo, ela possui verdades indiscutíveis, chamados dogmas, também baseado nas três bases. Uma pequena versão do Catecismo, é o Credo Apostólico, passado através da Tradição oral dos apóstolos. Ele diz:










 "Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra;
 e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,
 que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da virgem Maria;
 padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado;
 desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia;
 subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso,
 de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
 Creio no Espírito Santo,
 na Santa Igreja católica, na comunhão dos Santos,
 na remissão dos pecados,
 na ressurreição da carne,
 na vida eterna."
 Amém.

Quem é católico?

Católico, não é apenas aquele que se denomina. Muitos dos que se dizem católicos, não vivem o verdadeiro catolicismo pregado pela Igreja, mas defende as teorias mundanas. Por tudo isto, católico é quem segue todos os preceitos do Senhor.

Porque tanta gente ta saindo da Igreja Católica?


Devido ao mundanismo, algumas pessoas que se diziam 'católicas', largam a Igreja Católica, com a vontade de escutar novidades. A Igreja Católica tem realmente uma doutrina que é vista como um problema para alguns: Para evitar a divisão, ela rejeita as interpretações pessoais. Ela entende, a facilidade que outras igrejas tem em chamar fiéis, uma vez que cada um deles escolhe a Igreja que mais convém com sua própria interpretação da Bíblia. Uma passagem que trata sobre esta evasão, é esta:

“Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas.” 2 Tm 4, 3-4

Contudo, a Igreja Católica busca o diálogo ecumênico com estas igrejas divididas. O que as vezes é um grande fardo, devido ao fundamentalismo como o 'chute na santa'ou as diversas citações de Êxodo que ocorrem nas redes sociais por parte dos 'reformados'.

Quem é o Deus Católico?

A Igreja Católica crê em só Deus. Este Deus é Pai, Filho e Espírito Santo. O Pai, nosso Criador; o filho, nosso Redentor; e o Espírito o unificador, aquele que inspirou a Bíblia e os Santos Padres da Igreja.

Porque ser católico?

A Igreja Católica é a única em todo o mundo, que crê na Transubstanciação, ou seja, ela não crê que a Eucaristia seja uma representação, mas sim VERDADEIRAMENTE o corpo e VERDADEIRAMENTE o sangue de Cristo; pois é assim que é ensinado nas Escrituras:

"Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida." João 6:53-55

Além disso, a Igreja é a única que é católica, ou seja, está presente em todo o mundo. Ela é "UMA SÓ FÉ":

"Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo.
Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos." Efésios 4:5-6

Diferentemente das outras Igrejas que defendem a divisão, a Igreja Católica é una. São Pedro, diz que a Igreja de Roma é a eleita (1 Pd 5,13). É sobre Pedro, que a Igreja é edificada:

"E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." Mateus 16:18-19

Por um momento, largue o que você está fazendo e reflita com o divino Espírito Santo. Jesus fundou uma Igreja, edificada sobre Pedro, e ele utilizou o vocativo "minha Igreja"(Mt 16,18); você não quer fazer parte dessa Igreja?

Dê uma chance pra sua Mãe, pra sua Igreja original, a eleita (1 Pd 5,13). Conheça suas doutrinas, todas elas tem base bíblica. Só precisamos estudá-las e conhecer. A Igreja é 'a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade.' 1 Timóteo 3:15; só ela pode interpretar as escrituras e não qualquer um 'estudioso', lembre-se das palavras de São Pedro: "Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal." 2 Pedro 1:20; tome cuidado com quem lhe diz que é correto as interpretações pessoais; confie na Igreja do Deus VIVO, pois ela é a 'coluna e sustentáculo da VERDADE' (1Tm 3,15)!

São Paulo, em sua epístola AOS ROMANOS, disse que Satanás seria esmagado debaixo dos pés deles:

"O Deus da paz em breve não tardará a esmagar Satanás debaixo dos vossos pés" Romanos 16:20

Essa profecia foi feita apenas para a Igreja de Roma em toda a Bíblia, nós somos a OLIVEIRA SELVAGEM enxertada em Romanos 11; no lugar da Israel incrédula; nos somos a Igreja que Cristo chamou de 'minha' (Mt 16,18).
Nós cremos que iremos para o Céu, não apenas com a fé, mas também pelas BOAS OBRAS:

"Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma." Tiago 2:17

Além do mais, todas as outras Igrejas foram feitas por homens. Só a Católica que foi por Cristo (Mt 16,18)



É o conjunto que nos leva para o Céu. Não APENAS AS OBRAS, pois é assim que São Paulo nos ensina em sua carta aos Romanos. Mas também não APENAS PELA FÉ, como São Tiago nos ensina.
A IGREJA CATÓLICA É A ÚNICA, QUE OS SANTOS, AO MORREREM, CONTINUAM COM O CORPO INCORRUPTÍVEL, VEJA OS CASOS DE SANTA BERNARDETTE SOUBIROUS E SÃO PADRE PIO, dê uma chance, pesquise.

Você, sabe que milhares de igrejas pregando doutrinas diferentes, não é o que Cristo quis, isso é APOSTASIA. Devido a esses milhares de reinos que se dividem contra si mesmo sempre, Jesus disse:

Papa Francisco (0 esq.) ao lado do patriarca ortodoxo Bartolomeu I em Istambul, na Turquia, em 30 de novembro de 2014."Todo reino dividido contra si mesmo será destruído." Mateus 12:25

Ser 'católico' significa ser UNIVERSAL. Ou seja, estar presente em todo o mundo, sendo apenas UM, um só corpo, uma só denominação. Preservamos a unidade, como JESUS CRISTO NOS ENSINOU:

"Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste" (João 17:20-21)

"Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis a todos a mesma cousa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer" (1 Coríntios 1:10).
Pense, as igrejas evangélicas são unidas? Veja essas reportagens:

http://www.midiagospel.com.br/religiao/edir-macedo-silas-malafaia-a-nova-guerra-santa

http://f5.folha.uol.com.br/colunistas/ricardofeltrin/2014/05/1457984-edir-macedo-chuta-valdemiro-santiago-da-tv-aberta.shtml

Isso é união? Isso é ser um só corpo, uma só fé (Ef 4,4)? Isso é ser um (Jo 17,20-21)?

Repense. 

Os católicos adoram Maria e os santos?


A Igreja Católica Apostólica Romana, não tolera a mariolatria (Adoração a Maria). No século IV, quando um grupo de cristãs começaram a querer adorar Maria, chamadas colidirianas, Santo Epifânio de Salamia repreendeu elas e as excomungou da Igreja. O Catecismo repreende seriamente a adoração a Maria em seu item 971.

Contudo, a Igreja define à Maria, um amor materno, com base nas Palavras da cruz: "Eis tua Mãe"(João 19,26-27). Devemos honrar pai e mãe (Ex 20,12) e a veneração significa isto, 'honrar'. Assim como devemos honrar todos os nossos irmãos, os santos que estão nos Céus. Mas não adorá-los e tê-los como deuses.



Os Católicos adoram as imagens?


Não! A idolatria é altamente repreendida pelo Catecismo da Igreja Católica em seus itens 2112 e 2113. Porém muitos católicos confundem os termos. A Igreja Católica distingue dois tipos de imagens. Um é diabólico: o ídolo; uma imagem ou representação de deuses; altamente proibido em Êxodo 20,5  e Salmo 115; outra é um instrumento litúrgico: o Ícone. 


Pra que os ícones?


Bem, São Gregório Magno já dizia tudo, sobre os ícones:


 "O que para os leitores a escrita é, para os olhos dos não-instruídos, o é a imagem, pois até os ignorantes vêem nela o que devem imitar, lendo nela inclusive os que não sabem ler" (Ep 11,13).

Portanto, a Imagem é só para isto: ela é utilizada como objeto de catequese, como 'A Bíblia dos que não sabem ler', não é adorada nem tida como deusa na Igreja Católica.


A Bíblia mostra vários casos de imagens boas: Êxodo 25,18-22;Êxodo 37,7-9;Números 21,4-9; 1 Reis 6,23-35; 1 Reis 7,29; 1 Reis 7,36; 1 Reis 10,18-20; 1 Reis 7,23-26;1 Reis 7,31; 2 Crônicas 3,7; 2 Crônicas 3,10-13; 2 Crônicas 4,2-4; Ezequiel 41,17-20...


A heresia que quebrava as imagens no passado, foi o iconoclastismo. Uma obra de um pai da Igreja boa de se ler, é a obra de São João Damasceno em defesa das imagens.



A Igreja Católica é a Instituição que mais caridade fez e faz no mundo
Muitas pessoas não sabem que a Igreja Católica é a Instituição que mais caridade fez e faz no mundo. Se a Igreja Católica saísse da África 60% das escolas e hospitais seriam fechados? Quando a epidemia de AIDS estourou nos EUA e as autoridades não sabiam o que fazer eles chamaram as freiras da Igreja para cuidar dos doentes porque ninguém mais queria fazê-lo.
No Brasil, até 1950, quando não existia nenhuma política de saúde pública eram as casas de caridade da Igreja que cuidavam das pessoas que não tinham condições de pagar um hospital?
A Igreja Católica mantém na Ásia: 1.076 hospitais; 3.400 dispensários; 330 leprosários; 1.685 asilos; 3.900 orfanatos; 2.960 jardins de infância.  Na África: 964 hospitais; 5.000 dispensários; 260 leprosários; 650 asilos; 800 orfanatos; 2.000 jardins de infância.  Na América: 1.900 hospitais; 5.400 dispensários; 50 leprosários; 3.700 asilos; 2.500 orfanatos; 4.200 jardins de infância. Na Oceania: 170 hospitais; 180 dispensários; 1  leprosário; 360 asilos;60 orfanatos; 90 jardins de infância. Na Europa: 1.230 hospitais; 2.450 dispensários; 4 Leprosários; 7.970 asilos;2.370 jardins de infância.
Será que existe qualquer empresa ou instituição que faz pelo menos isso?
Agora, “por que a Igreja não vende tudo o que tem pra ajudar essas pessoas necessitadas?” O Tratado de Latrão (1929), que o Vaticano assinou com a Itália impede a Igreja de vender o que está no Vaticano. O tal “trono de ouro” do papa, não é de ouro, é bronze dourado em madeira, Gian Lorenzo Bernini, o maior escultor do século XVII e também um extraordinário arquiteto, em 1657 começou o Trono de São Pedro, ou Cathedra Petri, uma cobertura em bronze dourado do trono em madeira do papa, que foi terminada em 1666. Mas vamos pensar que a Igreja deva vender tudo, se for assim, talvez todos os museus de mundo também devam vender as suas artes pra ajudar no combate da miséria, talvez todos os países devam dar as suas riquezas, talvez todas as pessoas devam dar o que tem, talvez você deva dar o seu computador que esta usando agora para ajudar na luta contra a miséria.
Link sobre o ”Trono de ouro” : http://www.arqnet.pt/portal/biografias/bernini.html
          



Nenhum comentário:

Postar um comentário